TREINAMENTO DE ATENDIMENTO FRATERNO 2020

Nos meses de maio e junho de 2020, o Espiritismo.net promoverá o treinamento para a formação de atendentes para as equipes de Atendimento Fraterno e do Serviço de Perguntas e Respostas.

OBJETIVO

O treinamento tem por objetivo capacitar trabalhadores para a tarefa de assistência fraterna em ambiente virtual direcionada aos irmãos necessitados de consolo, esclarecimentos e orientação, à luz da Doutrina Espírita. Os atendidos são os usuários da Internet, que enviam suas solicitações de auxílio através de formulário no portal Espiritismo.net, por e-mail, por chat ou pedem assistência nas reuniões públicas realizadas ao vivo nas salas de estudos da Equipe, transmitidas pelo programa de áudio-conferência Paltalk ou pelo nosso canal do Youtube.

O TREINAMENTO

A duração do treinamento será de sete semanas, com reuniões online através do aplicativo de vídeo-conferência Google Meet, módulos de exercícios que apresentam casos reais para análise e respostas via e-mail, capacitação técnica para atendimento ao vivo via chat, além de material disponibilizado em site (áudio, textos e vídeos) abordando temas de interesse para o desenvolvimento das tarefas propostas.

O treinamento está dividido em três partes:

Parte 1 - Módulo de Treinamento (apresenta todo o conteúdo teórico do curso, orientações gerais e conclusão).
Parte 2 - Módulos de Exercícios de I a IV*
Parte 3 - Atividades práticas para atendimento em chat**

* Descrição dos módulos:

Módulos I a III (AF): contêm dois casos reais apresentados pela Coordenação do Treinamento, que deverão ser respondidos pelos participantes, conforme orientação, e encaminhados para avaliação.

Módulo IV (AF): contém casos reais encaminhados pela Coordenação a serem respondidos pelos participantes (um caso exclusivo a cada treinando), cujas respostas serão avaliadas e encaminhadas aos solicitantes do atendimento, em nome da equipe.

Módulo V (SPR): contêm casos reais encaminhados pela Coordenação para análise dos participantes, aplicando a metodologia específica do Serviço de Perguntas e Respostas.

Módulo VI e VII (Chat/Áudio conferência): Apresentação e capacitação para o uso dos programas de atendimento online (Tawk.to e Google Meet) e apresentação e capacitação específica para a metodologia do atendimento fraterno ao vivo através dos programas.

Conclusão e avaliação do aproveitamento dos participantes.

Todos os atendimentos serão analisados, avaliados e devolvidos aos participantes com comentários para as devidas melhorias futuras.

** Atividades no chat:
    > Apresentação e capacitação para o uso do programa de atendimento.
    > Apresentação e capacitação específica para o atendimento fraterno ao vivo através do programa.

• Conclusão: avaliação geral dos treinandos, convite e encaminhamento dos selecionados para ingresso nas equipes de Atendimento Fraterno e/ou Serviço de Perguntas e Respostas, além da possibilidade de atuação nas demais áreas de trabalho do Espiritismo.net (Estudos online, Evangelização, Vibração a distância, dentre outras).

Obs.: Após a capacitação, aqueles que integrarem a equipe de Atendimento Fraterno e/ou do Serviço de Perguntas e Respostas atuarão sob supervisão por 30 dias (estágio) para a adaptação ao trabalho.

A comunicação entre os participantes e a equipe de treinamento (exercícios, dúvidas e solicitações) será através de grupo de e-mails específico e grupo no WhatsApp, onde todos os treinandos estarão inscritos.

INFORMAÇÕES GERAIS

• Período do Curso: 23/05 a 04/07.

• Inscrições: Encerradas.

• O candidato: 

- Deve possuir conhecimentos básicos da Doutrina Espírita e do Evangelho de Jesus;
- Conhecimentos básicos de informática (editor de textos/enviar e receber e-mail);
- Facilidade para se comunicar através da escrita;
- Ter boa redação;
- Habilidade para trabalhar em equipe;
- Interesse fraternal pelo próximo;
- Ser trabalhador em uma Casa Espírita.

REUNIÕES

As reuniões on-line serão realizadas aos sábados, das 16h às 17h30, nos dias 23 e 30 de maio, 06, 13, 20 e 27 de junho, e 04 de julho, através do aplicativo de vídeo-conferência Google Meet. Serão apresentadas orientações gerais relativas à equipe, ao trabalho e a eventuais dúvidas do treinamento.

Aos treinandos impossibilitados de participar das reuniões serão disponibilizadas as gravações das reuniões para acesso posterior.

COORDENAÇÃO

Coordenador do AF: Osmir da Silva Freire
Coordenadora do SPR: Deise Bianchini
Coordenador do Treinamento: André Luiz Rodrigues

Seja bem-vindo!

A Coordenação.

Atendimento Fraterno via chat. De domingo a quinta-feira, das 20h às 22h, e em dias e horários alternativos.